Total Mobi

Ajuda

O Painel

O novo painel administrativo da Total Mobi é composto de :

Menu lateral do lado esquerdo com as opções:

  1. Gerenciar – Onde é possível acompanhar o desempenho do app em Relatórios, enviar alertas push, material para promover o app e ver os dados recebidos pelos usuários nas funções que permitem envio de informações como delivery, agendamento , assinaturas, etc.
  2. Editar – Além de atualizar o conteúdo do app, aqui também é possível alterar a aparência do app em Design e incluir ou excluir funcionalidades em Conteúdo.
  3. Configurações – Permite acertar as configurações gerais do app, como fuso horário, como as fotos vão ser tratadas nos diversos tipos de aparelhos, se o aplicativo vai ter uma área privada com grupos e membros, como tratar os comentários e compartilhamentos e se vai conter anúncios de provedores externos.

No canto superior direito, abaixo do nome do aplicativo, com o visualizador do lado direito fechado, é possível alterar a senha e acertar o telefone e email da empresa em configurações e sair do painel. Ao lado em ajuda é possível acessar este manual.

Do lado direito fica o Preview, onde é possível visualizar as alterações que estiverem sendo feitas no iPhone, Tablet, Android e na versão Site Móvel se estiver ativada. Se clicar na lupa abaixo do simulador de smartphone, abre instruções para você baixar um app no seu aparelho e visualizar as alterações antes de ser publicado.

 

Gerenciar

O menu Gerenciar tem os seguintes itens:

  1. Relatórios

Entrando em relatórios, no canto superior direito, você pode escolher o período que deseja ver as estatísticas e escolher entre estatísticas no app publicado ou estatísticas no Preview.

Downloads – Quantidade de vezes que o app foi baixado nas App Stores no período selecionado.

Total de Seções – Número de vezes que os usuários abriram seu app no período selecionado.

Tempo Médio no App – O tempo médio que os usuários ficaram em seu app no período selecionado.

Abaixo temos 2 abas:

Usuários: Estatística de acesso ao app por região e tipo de aparelho.

Recursos: Estatística de uso do app por funcionalidade. Passando o mouse em cima do gráfico ele mostra detalhes de cada recurso.

Alertas Push

Enviar alertas para os usuários do app informando sobre eventos, promoções, notícias é altamente recomendado para um maior envolvimento com o seu negócio.

Nesta opção é possível enviar 2 tipos de alertas, os alertas push que os usuários recebem na data enviada ou agendada se preenchem as condições do envio, ou o geo-fence onde você cerca uma área e o usuário recebe o alerta quando entra naquela área no período determinado.

No canto superior direito você tem 2 botões para visualizar as mensagens enviadas e as mensagens agendadas.

No campo de texto é possível escrever a mensagem. Apesar de permitir 2048 caracteres, só é exibido no alertas os primeiros 120 caracteres, o restante o usuário consegue ver clicando na mensagem dentro do app.

Depois é necessário clicar no botão on/off para ligar as opções de envio. Além de enviar como alerta para os usuários de iOS (apple) ou Android, também é possível que a mensagem entre na data determinada como um post no facebook ou twitter.

Se a funcionalidade de membros estiver ativada no app com públicos distintos, é possível também enviar alertas para quem assinou determinado assunto ou para quem se conectou no app com usuário e senha.

Em seguida você pode optar por enviar o alerta para todos que tem o app ou para um público alvo específico. Esta opção deve ser escolhida também ser for utilizar o geo-fence.

Escolhendo a opção Raio, você pode selecionar um endereço central e um raio a partir deste ponto. Fazendo isto a mensagem será recebida como alerta por todos que estiverem dentro desta área no momento do envio. Informando o endereço a latitude e a longitude são encontrados automaticamente.

Se escolher Geo-Fence, os usuários do app receberão o alerta na primeira vez que entrarem na área desde a data enviada até a data marcada como final (ver mais adiante).

Também é possível anexar conteúdo no alerta. Na opção seguinte você pode escolher que tipo de conteúdo.

Conteúdo pode ser um link para uma URL externa, neste caso você pode informar o endereço de qualquer website e quando o usuário clicar na mensagem será redirecionado para este website, ou você pode escolher uma função do app, clicando na mensagem o app será aberto já nesta página ou escolher criar uma oferta ou promoção.

Neste caso você tem a opção de usar um de nossos templates para criar uma imagem que será exibida quando ele clicar na mensagem. Esta imagem ficará guardada dentro do app também na função alerta push.

E finalmente você vai poder optar entre enviar a mensagem na hora ou agendar para um determinado dia e horário. Neste caso é importante escolher o fuso horário correto. No nosso caso é o GMT -3 (ou -2 no horário de verão).

Se foi escolhido a opção Geo-Fence aparece o local para informar a data de término, pois o usuário irá receber a mensagem quando entrar na região pela primeira vez no período entre a data de envio e esta data de término.

Promover

Esta seção é muito importante para aumentar o envolvimento de seus usuários com o app. Entrando nela tem 3 itens no menu superior. Compartilhar o APP, Email Marketing e Atividade dos Usuários.

Compartilhar o APP

Aqui você pode editar um flyer e compartilhar nas suas redes sociais, incentivando seus amigos e clientes a baixarem o app. Os códigos QR da imagem direcionam diretamente para as App Stores na página para download do aplicativo.

Email Marketing

Você pode habilitar a opção de solicitar que o usuário informe seu email de várias maneiras. Você pode escolher em que recurso quando ele acessar aparece a tela solicitando o email (use Launch para solicitar na abertura do app), pode escolher também com que frequência a tela de captura de email deve aparecer e com que texto incentivando que eles preencham.

Você pode fazer download de um arquivo CSV com todos os emails capturados para integrar com seus sistema de envio de email marketing ou integrar diretamente com um dos serviços exibidos do lado direito se for assinante de algum deles.

Atividade de Usuários

Nesta aba é possível acompanhar tudo o que seus usuários que se conectaram no app ou não fizeram durante a visita. Além de fornecer os dados de conexão, você pode ver que recursos acessaram e o que fizeram.

 

Dados Recebidos de Usuários

Aqui ficam todos os dados recebidos de usuários como pedidos nas funções de Delivery e  Venda de Produtos. Serão exibidos apenas os dados das funções ativas no app.

Também é possível marcar os pedidos como atendidos, cancelados ou não atendidos ou exportar os dados para gerenciar externamente.

Configurações

O menu de Configurações fica no canto inferior a esquerda da tela. Este item tem 6 abas no menu superior.

  1. Info do App.

Aqui é possível acertar o fuso horário do app, normalmente esta de acordo com as configurações principais da conta e já esta correto (GMT -3 para o Brasil, no horário de verão GMT -2).

Também podemos ver as urls das lojas da Apple e Android.

2. Exibir Imagens

No iPhone ou iPad não temos problema com o tamanho das imagens porque elas são sempre as mesmas. No caso do Android ou Site Móvel é que, pela quantidade enorme de aparelhos com este sistema e diferentes tamanhos de tela é que temos que decidir entre cortar a foto ou esticar dependendo do aparelho.

3. Membros e Grupos

Se ligar esta opção o aplicativo será fechado para membros. Você pode decidir se ele será totalmente fechado ou se convidados podem ver determinados recursos.

Se ativar o login de membro, primeiro passo é configurar a tela de login e escolher se será permitido Convidado.

Se permitir Convidado, você pode dar um nome para eles, se quiser algo diferente de Convidado e escolher que recursos dentro do app eles terão acesso.

O login pode ser único, será distribuído apenas um código de usuário e uma senha para acessar o app ou multiplo, onde cada usuário tem seu login e senha.

Se escolher único é necessário informar qual vai ser o usuário e a senha. Se escolher múltiplo, abre para criar grupos e usuários, onde inclusive é possível dizer o que cada um pode acessar, e também configurar o email que será enviado para os usuários inseridos criarem suas senhas.

4. Social

Aqui você pode ativar ou desativar comentários no app, ativar ou desativar a possibilidade do usuário se conectar em suas redes sociais logo que entrar no app, permitir que os usuários de desconectem do app se a função de membros estiver ativa e definir uma mensagem default para quando eles compartilham o app.

5. Site Móvel

Aqui você poderá ativar ou desativar a versão site móvel. Esta é uma versão que pode ser vista do browser de qualquer aparelho, mesmo os que não são iOS ou Android. Só que os recursos que utilizam as funcionalidades do smartphone, como o delivery por exemplo, não são exibidas nesta versão. Se as funções que utilizam os recursos do smartphone como GPS, Camera, leitor QR forem importantes no seu app, o melhor é desativar.

Se estiver ativa você também pode ligar o redirecionamento para quando esta versão for acessada de um aparelho iOS ou Android ser redirecionado para baixar o app.

6. Anúncios

É possível exibir anúncios dentro do app e ser monetizado por isto. No caso do iOS temos integração com o iAd e no Android com o AdMob ou Double Click. Para usar você deve buscar por estes serviços na web, abrir uma conta, criar uma campanha e informar o código gerado nestes sites para a campanha.

Design

A opção de Design fica dentro do menu editar e serve para alterar todos os elementos da aparência do app.

No inicio da tela você pode escolher como será o menu do app, se ele ficará embaixo, emcima, lateral a direita ou a esquerda ou o de cortina que abre quando clicamos num botão no canto superior esquerdo do app.

De acordo com o tipo escolhido ele abre opções adicionais para configurar a home.

Depois de escolher o menu, vem a parte das imagens de fundo e slides. Você pode escolher se a barra de status do celular vai aparecer na home ou não, trocar a cor de fundo ou imagem do cabeçalho, e colocar uma imagem de fundo na home. Aqui você pode também definir as cores padrões dos ícones do app.

Clicando em Slides da Home abre uma tela para carregar os slides e definir o modo de transição da tela.

Nesta tela, em cima você escolhe se vai usar uma foto de nossa galeria, neste caso você pode escolher entre as diversas fotos de nossa galeria que estão separadas por segmento ou se vai subir imagens próprias. O tamanho da imagem consta na tela e pode ser png transparente para dar um efeito junto com a imagem de fundo da home, já que ficam numa camada acima da imagem de fundo.

Para definir a imagem do slide, basta selecionar uma do lado direito e arrastar para o slide correspondente no lado esquerdo.

Em cima de cada slide tem um botão de link, caso queira direcionar o slide para um recurso do app.

Aqui vale testar os modos de transição para ver o que melhor se adapta aos seus slides junto com suas imagens de fundo.

No meio em cima desta tela também da para alterar entre smartphone e tablet. O modo como funciona é exatamente o mesmo, só muda o tamanho das imagens.

Depois de escolhido os slides e transições clique em Selecione no canto superior direito.

E na parte de baixo da tela de Design tem as opções para alterar o estilo das páginas , como cores e fontes.

Sempre que fizer uma alteração, não se esqueça de clicar em Salvar no canto superior direito.

Conteúdo

Entrando em conteúdo , nós temos uma barra lateral no lado esquerdo com todas as funções que estão ativas no app e na ordem que aparecem no menu. Nesta barra embaixo aparecem os recursos desativados, aqueles que foram criados e desativados.

Para ativar ou desativar um recurso basta ligar ou desligar a chave ao lado do nome do botão.

Para alterar a ordem em que determinada função aparece no menu, basta clicar na cruz ao lado do ícone e arrastar para a posição desejada.

Para alterar o ícone de uma função, clique no ícone e vai abrir uma tela para você subir um ícone customizado ou escolher um de nossa galeria.

Clicando em Incluir Função abre a tela acima com todas as funções disponíveis. Clicando em cada uma abre uma ajuda explicando o que ela faz. Escolhendo uma, clique em Selecionar e ela vai para o final do menu. Ai arraste para a posição desejada.

Clicando em cada função do lado esquerdo, abre no meio da tela a área para alterar o conteúdo. Este conteúdo varia de acordo com a função escolhida. Elas são todas auto explicativas mas se tiver dúvida em alguma basta entrar em contato.

Delivery

  1. Gerenciar Produtos

No conteúdo da função Delivery clique em Menu.

 

No Menu é possível incluir e editar categorias e produtos

 

Clicando na categoria ele abre os itens da categoria ai é só clicar no símbolo marcado acima para editar o item.

Na tela de cada item é possível alterar a foto, descrição , nome e valor do produto.

Indo em opções é possível incluir ou excluir sabores e ativar ou desativar um item. Vamos dizer que um sabor não tem em estoque, só mudar a posição da chave marcada acima para desligado e salvar.

  1. Opção de Validação de Endereço

O sistema tem 2 opções de informar o endereço do cliente. A primeira é como estava inicialmente, onde o cliente digita o endereço, ele busca no mapa e valida se o endereço está dentro do raio de delivery.

A outra opção é desativar a validação de endereço. Neste caso o cliente pode digitar o endereço e não é validado o raio de delivery. Para mudar de uma opção para outra, clique em Serviços e ative ou desative o botão Validação de Endereço de Delivery.

 

 

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