Com terceiro título do ano, ele passa Doug e assume liderança do ranking nacional
Mario Lima e Silva premia o campeão scratch Mario Ghisalberti. Fotos: Thais Pastor/F2 Assessoria
Mário Ghisalberti, do Japy, teve muito o que comemorar no 9º Torneio ABGS do Fazenda da Grama Country & Golf Club, disputado dia 9 de junho, em Itupeva (SP). Primeiro por empatar com Roberto Gomez, do Clube de Campo, o maior colecionador de títulos da história do golfe amador brasileiro, para ser campeão nos critérios de desempate. E, depois, pelo título ter lhe dado a liderança do ranking nacional da ABGS (Associação Brasileira de Golfe Sênior), um ponto à frente de Douglas Black, do Sapezal, que não jogou em Itupeva.
Esse foi o terceiro título da Ghisalberti na temporada 2022 da ABGS. Ele estreou tardiamente, em março, vencendo no Torneio ABGS de Brasília, um evento de dois dias, com pontuação 50% maior do que nas competições de 18 buracos. Seu segundo título foi em maio, no Torneio de Aniversário da ABGS, no Terras de São José, onde Doug foi um dos vice-campeões. O Torneio ABGS da Grama valeu ainda para os rankings sênior e pré-sênior scratch da Federação Paulista da Golfe e para o terceira rodada do Interclubes ABGS de 2022.
Vitória – Ghisalberti e Gomez haviam empatado em primeiro lugar com 77 tacadas, cinco acima do par, após um final de jogo emocionante. Depois de duelarem pela liderança, tacada a tacada, durante toda o dia, Gomez teve chances de passar à frente nos dois buracos finais, mas em ambos errou putts curtos para birdie. Ghisalberti, por sua vez, manteve a calma para embocar o putt para par no 18 que lhe deu o título nos critérios de desempara, uma vez que jogou melhor (38-39) do que Gomez (37-40) na segunda metade do campo.
Veja as fotos da premiação
Aguarde álbum completo neste mesmo link
O terceiro lugar, com 80 tacadas, foi dividido por Caio Najm, do São Paulo, e Valdir Dezan, que jogou em casa. Michel Thó, de Goiânia, ficou em quinto, com 81. A seguir, terminaram Marcos Semensato, de Bauru, com 83; Lyn Ahn, do Guarapiranga, com 95, e Mario Augusto Lima e Silva, presidente do Fazenda da Grama, clube elogiado por todos os participantes, tanto pela qualidade de seu campo, considerado unanimemente um dos melhores do Brasil, como pela excelência em receber os convidados, que se sentem em casa.
Handicaps – Na classificação por handicaps índex até 14, o campeão foi Semensato, que somou 73 tacadas net e superou Dezan, que também somou 73, nos critérios de desempate. Najm ficou a seguir, com 74, seguido por Thó e Gomez, com 75. Já na 14,1 a 23, o campeão foi Denis Song, do Clube de Golfe de Campinas, com 68 tacadas (quatro abaixo), seguido por Carlos Signorini, da Fazenda São João da Boa Vista, com 71; e por Carlos Brunetti, do Riacho Grande, com 72.
Na 23,1 a 32, jogada no sistema stableford, José Aparecido dos Santos, da Associação Esportiva São José, venceu com 43 pontos. Sergio del Porto, da Grama, vice-presidente da ABGS, foi o vice-campeão, com 39 pontos, seguido por Eduardo Gunther Figueiredo, do São Paulo Futebol Clube, com 34.
Mais Premiados – As categorias por idade também foram jogadas no sistema stableford. Luiz Reis, do Santos São Vicente, venceu entre os de 55 a 59 anos, com 35 pontos, mesmo total com que Young Chul Kim ganhou na 60 a 65 anos. Nas 66 a 70, o título foi para Lyn Ahn, com 32 pontos. Na 70 a 75 anos, o campeão foi Isaac Dayan, do Riacho Grande, com 33 pontos. E na 76 ou mais, mais um título de Yocito Fukuda, do Campinas Golf Center, com 30 pontos.
Entre os pré-seniores (40 a 54 anos), o campeão scratch foi Scott Baldwin, do Sapezal, com 84 tacadas. Wagner Felix, da Fazenda Guariroba, venceu na pré-sênior com índex até 14, com 71 tacadas, contra 76, de Emiliano Saran, do Damha, o vice-campeão. E na 14,1 a 32, Carlos Eduardo Ramos Carlos Ramos, do Lago Azul, ganhou com 69 tacadas, seguido por Renato Marques Campos, do Riacho Grande, com 70.
Feminino – Entre as mulheres, a campeã foi Ivanilde Dezan, da Grama, com 84 tacadas. Entre as com índex até 25, venceu Wang Lu, do Guarapiranga, com 76 tacadas, e Shigueko Sako, da Grama foi a vice, com 80. E na 25,1 a 32, stableford, ganhou Zhu Senmei, do Guarapiranga, com 31 pontos, contra 29 de Marilene Signorini, da Fazenda São João da Boa Vista, com 29. Houve ainda uma categoria para convidados ganha por André Carracedo, da Grama, com 81 tacadas.
Os prêmios foram entregues pelos vice-presidentes da ABGS, Fernando Braga (Técnico), de Bauru, e Sérgio del Porto (Administrativo); por Alexandre Leonardi, da Guariroba, diretor Pré-Sênior da entidade; e por Mario Augusto Lima e Silva, presidente do Fazenda da Grama.