Saiba o que muda, o que foi proibido e as maneiras permitidas para continuar usando seus putters longos
Capa do novo livro com as Regras do Golfe que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2016
Muita gente fala erroneamente que as Regras do Golfe que entram em vigor em 1º de janeiro de 2016 proibiram o uso de putters longos. Isso não é verdade. Não foi feita uma regra nova sobre o equipamento de golfe, os putters. Os que eram e uso permitido, continuam a ser. O que mudou foi a regra que sobre como você pode ou não usar esses putter, sejam médios ou longos, que agora não podem mais ser apoiados no corpo, o que se convencionou chamar de “ancoragem”.
A USGA e o R&A criaram um infográfico sobre o tema, mas as ilustrações feitas pela Golf Digest para ilustrar essas mudanças e o que pode ou não no que se trata de grip de putter (veja abaixo) ficaram bem mais elucidativas. Nas quatro situações principais, entende o que pode ou não. E atenção especial para o que se chama de apoio secundário, que foi proibido, ou seja, não se pode encostar o antebraço no corpo para executar um putt (exemplo 4).
Exemplos:
Veja, ao lado, exemplos do que é permitido agora (em verde) e do que está proibido desde 1º de janeiro (em azul) nas ilustrações feitas pela Golf Digest
1) Belly Putter
Você ainda pode usar esses putters de tamanho maior, que antes tinham a ponta apoiada na barriga. Mas agora, apenas as mãos e os punhos podem encostar no putter.
2) Putter Longo
Esse é aquele que se usava encostando a ponta do grip no queixo ou no peito. Isso não é mais permitido. Mas o taco ainda pode ser usado, desde que o swing seja livre e nenhuma outra parte do corpo além de mãos e punhos encoste no grip.
3) Uso do antebraço
Sim, você pode deixar que o grip do putter encoste no antebraço, mas sem prendê-lo a ele com a outra mão. Basta que o swing seja livre.
4) Apoio secundário
Prender o antebraço contra o corpo para dar estabilidade ao swing não é permitido, o tal do apoio secundário. Nesse caso, o swing não é mais feito livremente, como exige a Regra 14 -1b revista.
Penalidade por infringir a Regra 14-1b
Perda do buraco no match play ou duas tacadas no stroke play.