Alerta aos seniores sobre Dengue, Chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Alerta aos seniores sobre Dengue, Chikungunya e Zika, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Comment Icon0 Comments
Reading Time Icon4 min read

Usar calças compridas e repelentes são formas de prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que podem ser particularmente graves para os mais idosos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A melhor e mais eficiente maneira de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e as principais doenças por eles transmitidas – Dengue, Chikungunya e Zika, essa com especial ameaça à má-formação de fetos (microcefalia) é acabar com sua reprodução, que acontece em quaisquer quantidades de água parada, local de postura de ovos pelas fêmeas. Isso todos nós, esclarecidos, já fazemos, mas nem todos cumprem sua parte e vivemos sob uma ameaça série de nos infectarmos, principalmente nós, golfistas, que vivemos ao ar livre.

Para os seniores Dengue, Chikungunya e Zika são particularmente perigosas em caso de o infectado estar debilitado por algum outro motivo, podendo levar a casos graves e até à morte. Além disso, infectados, podemos ser picados por mosquitos que irão transmitir a doença para outras pessoas de nossas famílias. Há relato de que um só mosquito infectado transmitiu dengue para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

Calças compridas – Usar calça comprida para jogar pode ajudar a prevenir ser picado pelo Aedes aegypti porque o mosquito ataca preferencialmente nas pernas e nos pés. Normalmente ele ataca mais ao amanhecer e ao entardecer, mas corre-se risco à toda hora, sobretudo na sombra, pois eles não gostam da claridade, mas são atraídos pelo calor. Na verdade, quem pica são as fêmeas, que necessitam de sangue humano para produzir os ovos que serão postos em água.

repelentesRepelentes – Nem todos os repelentes existentes no mercado são eficientes contra o Aedes aegypti e mesmo os que funcionam, têm tempos diferentes de ação. A Anvisa aprova três princípios ativos de repelentes, o que os diferencia é o tempo de ação:

IR3535 – 4 horas

O uso tópico de repelentes a base de Ethyl butylacetylaminopropionate (EBAAP) é tido como seguro para gestantes, sendo indicado, inclusive, para crianças de seis meses a dois anos, mediante orientação de um pediatra. A duração da ação dos repelentes que usam esse princípio ativo, como a loção antimosquito Johnson’s entretanto, é curta e precisa ser reaplicado a cada duas horas para maior segurança.

DEET – 6 a 8 hors (com concentração de 20%)

Apesar do uso tópico desses repelentes à base de dietiltoluamida ser considerado seguro em gestantes, o produto não deve ser utilizado em crianças menores de 2 anos. Já para crianças entre 2 e 12 anos, a concentração do princípio ativo deve ser de no máximo 10% e a aplicação deve ser feita, no máximo, três vezes por dia. O tempo de ação dos repelentes a base de DEET recomendado para adultos (concentração de 20% do ativo), como os produtos OFF, Autan, Repelex, é de cerca de 6 horas. Já a versão infantil dura apenas duas horas.

ICARIDINA – 10 horas

Por oferecer o período de ação mais prolongado, os repelentes a base de dietiltoluamida, como o produto Exposis, estão sendo os mais procurados por adultos e gestantes. Com duração de proteção de até 10 horas, também pode ser usado por crianças a partir de 2 anos.

 

Conheça os hábitos do mosquito Aedes aegypti

– Aparece mais no período da manhã e do meio para o fim da tarde.

– Prefere ambientes quentes

– Tem hábitos rasteiros, não ultrapassa 1,5 m de altura.

– Gosta de ficar escondido em cortinas, embaixo do sofá, armários e camas.

– Quando pica a nossa pele, normalmente não dói como a picada do pernilongo Culex, por exemplo. Isso porque o Aedes tem uma espécie de anestésico na saliva, que faz a gente não sentir a picada. Sentimos mais o mosquito pousar do que a picada.

– Aquele mosquito que voa alto, que pica a gente à noite, que fica zunindo no ouvido, normalmente não é o Aedes.

Share this article

About Author

Ricardo Fonseca

Most Relevent