ABGS comemora 40 anos como uma das maiores associações seniores do continente

ABGS comemora 40 anos como uma das maiores associações seniores do continente

Comment Icon0 Comments
Reading Time Icon5 min read

Medidas criativas e inovadoras permitiram atravessar o pior da crise econômica do país

No próximo domingo, dia 5 de maio, a Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) completa 40 anos de existência, com muito a comemorar. Apesar da crise econômica dos últimos anos, que atingiu a todos indiscriminadamente, incluindo vários jogadores, clubes e parceiros comerciais, a ABGS chega a 2019 como a segunda maior entidade do golfe sênior do continente em número de jogadores, só perdendo para a da Colômbia, e como a que tem o maior e mais diversificado calendário de competições, entre seniores os sul-americanos.

Poder completar quatro décadas com uma entidade sempre renovada pela presença de novos associados, incluindo um número crescente de pré-seniores, que são o presente e o futuro da entidade, é algo que enche a diretoria da ABGS de orgulho e lhe dá a sensação de ter contribuído de forma significativa, tanto para a história do golfe e do esporte no Brasil, como para as relações de amizade entre os quase oito mil golfista que passaram pela ABGS. É o golfe, em especial o golfe sênior, cumprindo o papel que se espera de um esporte diferenciado.

Criatividade – Enfrentar crises é saber inovar. Nos últimos anos a ABGS fez esforços imensos para oferecer sempre algo a mais a seus associados e para atrair novos jogadores para a comunidade sênior. Desde 2016 tem feito promoções, como sorteios valiosos e aprimorado suas competições, com a do Interclubes Sênior, por exemplo, que passou a ter premiação em separado das categorias sênior, pré-sênior e feminina, uma forma de valorizar cada uma delas. Mais recentemente a ABGS reduziu seu calendário anual de forma a organizar menos eventos, ao mesmo tempo em que tornava os demais mais interessantes e proveitosos para todos. Outra novidade de 2019 foi a redução do preço das inscrições em alguns torneios, graças ao patrocínio da Golf Travel.

Outra mudança importante foi valorizar ainda mais o golfe sênior paulista. Como hoje a maioria dos associados é de São Paulo, criou-se uma diretoria especial para o estado, com poderes para administrar e definir os rumos da entidade nos eventos do estado. Muitos querem que o próximo presidente, a ser eleito pelo Conselho no final do ano, seja de São Paulo o que permitiria uma atuação mais próxima junto à maioria dos associados, com aumento da eficiência administrativa e redução de custos.

Milhares de mãos – Fazer a ABGS chegar onde está hoje só foi possível com a somatória do trabalho, dedicação e amor ao esporte de todos os dirigentes, conselheiros e dos milhares de associados que passaram pela entidade e a ela dedicaram parte importante de suas vidas. A eles se somam os patrocinadores e apoiadores dos seniores brasileiros em todos esses anos, amigos e empresas que acreditaram no potencial do golfe sênior e encontraram nos associados da ABGS parceiros fieis, golfistas que sempre souberam reconhecer e valorizar quem está a seu lado. Isso sem falar no apoio inestimável das federações de golfe do Brasil, da Confederação Brasileira de Golfe e de todos os clubes parceiros, seus sócios e sus diretorias, que sempre receberam os seniores de portas abertas.

Hoje, a ABGS reúne perto de 600 associados, divididos entre pré-seniores (40 a 54 anos), seniores (55 anos em diante) e senhoras. A importância do golfe sênior também tem sido mais bem entendida, já que é um estímulo importante para os que já se aposentaram ou reduziram sua atividade profissional, por permitir que se mantenham competitivos, agora no terreno esportivo, representando seus clubes, seus estados e o Brasil em competições nacionais e internacionais.

Títulos Os golfistas seniores do Brasil têm aproveitado a oportunidade de defender o Brasil no exterior e vêm conquistando feitos cada vez mais importantes, sobretudo nesta década, onde se destacam cinco títulos do World Senior Golf Championship, o Mundial Sênior (1996, 2004, 2010, 2011 e 2017), quatro títulos do Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior (1992, 1995, 1996 e 2016), além de uma vitória no I Campeonato Latino-Americano de Golfe Sênior (2012).

Todas essas conquistam são frutos da visão e do trabalho abnegado dos Presidentes de Honra da ABGS, entre os quais, além do fundador Ary Herzog, incluem-se Augusto de Pádua Soares, Álvaro Delacoste Torres, Kenji Oda, Ricardo Rodolfo Rossi, Wolf Hartmut Hotte e Paulo Pacheco. E também dos sócios beneméritos, todos com 85 anos ou mais, alguns que já nos deixaram, e outros que ainda nos presenteiam com sua amizade, carinho e sabedoria que tanto nos têm incentivado, orientado e ajudado no desempenho da importante tarefa que é fazer o golfe sênior brasileiro crescer ainda mais, propagando os ideais que todos compartilhamos, pelo Brasil e pelo mundo.

Share this article

About Author

Ricardo Fonseca

Most Relevent