Com torneio para mais de 60 convidados, João Vontobel comemora 90 anos em plena atividade

Com torneio para mais de 60 convidados, João Vontobel comemora 90 anos em plena atividade

Comment Icon0 Comments
Reading Time Icon3 min read

Competição nesta terça-feira, em Porto Alegre, homenageia sócio símbolo do ABGS

 

texto e fotos | Ricardo Fonseca

 

O aniversário é somente na quinta-feira, dia 14 de março, mas nesta terça-feira, 12, dezenas de golfistas amigos de João Vontobel reúnem-se no Porto Alegre Country Club, na capital gaúcha, para comemorar os 90 anos deste que é o jogador símbolo da ABGS, a Associação Brasileira de Golfe Sênior. Esbanjando saúde, vitalidade e alegria, Vontobel ainda encontra tempo para trabalhar – neste segunda-feira participou de uma reunião do Conselho da Neugebauer (chocolates) da qual é proprietário – e jogar golfe regularmente, de duas a três vezes por semana.

Até pouco tempo, Vontobel ainda era o presidente da Conselho da Vonpar, líder no mercado de refrigerantes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que tem em seu portfólio, a Coca-Cola, águas e joao-vontobel-vert-650-x-maiscervejas, mas esses negócios foram vendidos para a Femsa, gigante mexicana de bebidas, deixando mais tempo para ele se dedicar à família, ao golfe e aos amigos, como Claudio Kiryla, presidente da ABGS, e Osvaldir Benato, que estão viajando para Porto Alegre especialmente para o torneio de aniversário desta terça-feira.

Apesar da imensa paixão pelo golfe e do inestimável apoio que sempre deu ao esporte, patrocinando a ABGS por longo tempo, Vontobel só começou a jogar golfe há 28 anos, por insistência de um amigo, um empresário carioca, que acabou por convencê-lo de que estava mais do que na hora de mudar do tênis, que praticou por longo tempo, para um esporte que poderia acompanhá-lo para o restante da vida.

Vontobel credita ao golfe, ao convívio com a natureza e à atividade física que o esporte exige e proporciona, mesmo para quem jogar com o uso de carts, ter chegado aos 90 anos com saúde e excelente disposição. “Não fumo, e o restante faço com moderação” conta Vontobel. “Um dos grandes benefícios do golfe é manter a cabeça ocupada, dar o que fazer àqueles que reduzem sua atividade profissional, mantendo-os competitivos”, revela o empresário. “Além disso, jogar golfe é um grande prazer e algo que você poderá fazer independente da idade.”

Viagens e amizades – Através do golfe Vontobel criou também um grande círculo de amigos, dentro e fora do Brasil. Por quase uma década ele defendeu a ABGS e o Brasil no World Senior Golf Championship, o Mundial de Golfe para quem tem 55 anos ou mais, jogando em Colorado Springs e em muitas outras cidades americanas. Além disso, representou o Brasil em campeonatos Sul-Americanos, dentro e fora do país. “Agora tenho jogado mais aqui, sobretudo em Porto Alegre, e em Punta del Este (Uruguai) que tem três lindos campos de golfe”, conta.

Diversas vezes, em reportagens sobre a importância do golfe para a saúde, Vontobel serviu de exemplo de jogador que se beneficia do esporte, tanto física como mentalmente. Agora, ao chegar aos 90 anos, ele é um incontestável exemplo da precisão da pesquisa do Karolinska Institutet, da Universidade de Medicina da Suécia, que chegou à conclusão de que, comparando seus praticantes com outras pessoas do mesmo sexo, idade e estrato socioeconômico, o golfe reduz em até 40% a taxa de mortalidade, dando-lhes um aumento de cinco anos na expectativa de vida.

joao-vontobel-horz-1260

Share this article

About Author

Ricardo Fonseca

Most Relevent