Sul-Americano Sênior: Brasil defende o título a partir desta terça-feira, em Medellin

Sul-Americano Sênior: Brasil defende o título a partir desta terça-feira, em Medellin

Comment Icon0 Comments
Reading Time Icon3 min read

Equipes da ABGS irão competir nas seis categorias, três scratch e três com handicap

 

Comandado por Roberto Gomez (foto), único remanescente do time campeão em 2016, no Chile, o Brasil inicia nesta terça-feira, 3 de outubro, a defesa do título, no 39º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, que prossegue até sexta-feira, 6, em Medellin, na Colômbia. Serão três dias de jogo com um de descanso, nos campos La Macarena (scratch e com handicap índex até 11, 9) e Club Campestre Llano Grande, handicaps de 12 em diante.

Gomez, o mais premiado amador da história do golfe brasileiro irá disputar o título individual, como um dos favoritos, e o de equipes – A Copa Chile, a principal -, jogando pelo Brasil ao lado de Jose Roberto Silva, Delpho Pelosini e Ramiro Yabumoto. Nas demais competições scratch o Brasil terá Mauro Avila, Mauro Pinheiro e Frank Wisbrun, na Copa Equador, e Celso Teixeira Satoshi Kurita e Constantino “Grego” Ajimastro, na Copa Peru. Os mesmos grupos disputam as três taças com handicap, pela ordem Copa Colômbia, Copa Uruguai e Copa Paraguai

Mensagem – Claudio Kiryla, presidente da Associação Brasileira de Golfe Sênior, enviou a todos os participantes uma mensagem de apoio e sucesso no evento. “Temos certeza que cada um dos brasileiros saberá levar o nome de nosso país neste Sul-Americano Sênior, com dedicação e competitividade, mas também com esportividade, aproveitando essa oportunidade para não só competir, mas também para rever e fazer amigos.”

Nesta segunda-feira houve a volta de treino e os desfile das delegações no final do dia. Os três dias de jogos são hoje, terça, quinta e sexta. Quarta é dia livre para passeios. A delegação retorna no sábado.

História – O Brasil já venceu quatro vezes o Sul-Americano Sênior desde que a competição começou a ser jogada, em 1978. O primeiro título brasileiro foi conquistado logo no ano seguinte, em 1979, no Gávea Golf & Country Club, no Rio de Janeiro.

O Brasil foi campeão ainda em 1984 e em 1992, mas teve que esperar 24 anos, para voltar a vencer o torneio, em 2016. Com o título conquistado em 2015, no Paraná, a Colômbia passou a ser o maior ganhador do Sul-Americano, com 12 títulos, contra 11 da Argentina.

Múltiplos ganhadores – Chile, com seis títulos, Brasil, com quatro e Venezuela, com dois, são os outros únicos múltiplos ganhadores do torneio. Peru, Paraguai e Uruguai venceram uma vez cada. Chile (2010 a 2012) e Colômbia (2001 a 2003) são os únicos tricampeões do torneio (três títulos seguidos). O Brasil tenta se tornar, este ano, o terceiro bicampeão sênior sul-americano, repetindo o que a Argentina já fez duas vezes (1999 e 2000; e 1988 e 1999). Ninguém mais defendeu seu título com sucesso até hoje.

Em 2016, em Santiago, no Chile, além de voltar com o título de campeão sul-americano individual, com Roberto Gomez, e por equipes, com o time que teve ainda Marcelo Stallone, Carlos Cândido e Ruy Reinert – os dois principais troféus em disputa -, a delegação da ABGS, que representou o Brasil, ganhou ainda mais oito títulos e oito vice-campeonatos individuais.

Share this article

About Author

Ricardo Fonseca

Most Relevent