Hideaki Iijima, Shozo Karasawa, Koichi Ogata e Masakazu Shoji também são favoritos
Carlos Cândido: jogando em casa como um dos favoritos ao título e segundo melhor handicap em campo
O 19º Torneio ABGS Golfe Sênior do Cube de Campo de São Paulo, que será jogado nesta quinta-feira, juntamente com a quarta rodada do 24º Torneio ABGS Interclubes Sênior de São Paulo, com saídas simultâneas às 8h30 está com casa lotada e fila de espera, prometendo como sempre ser um sucesso. O torneio, que está entre os mais importantes da categoria em São Paulo e no Brasil, vai reunir 95 jogadores de 22 clubes paulistas, além de jogadores de Brasília e Paraná.
A lista de favoritos é dominada pelos jogadores de origem japonesa, que respondem por quase um terço do golfe brasileiro, onde existe a maior colônia de Nikkey do mundo. Hideaki Iijima (PL), Shozo Karasawa (VistaVerde), Koichi Ogata (PL) e Masakazu Shoji (Arujá), terão como principal adversário Carlos Cândido, que tem o segundo menor handicap em campo (só perde para Iijima) e joga em casa. Luiz Roberto Sayegh e Osmar Vieira são os outros “gaijins” (termo japonês para os estrangeiros) seniores com apenas um dígito de handicap em campo.
Mais destaques – Entre os pré-seniores (50 a 54 anos), Emerson Godinho, do Vista Verde, que vem dominando a categoria, dessa vez terá um grupo extra de fortes adversários em campo que incluem Mario Nagayama, do São Fernando, que como ele joga com handicap 9, o menor do grupo, além de Luiz Filipe Pereira de Almeida, que tem handicap 12 e jogará em casa. Outros destaques da categoria são Nelson Guimarães Fº, da Academia GolfRange Campinas; Laercio Suguimoto, do Lago Azul; Rogerio Ferreira, do São Paulo Futebol Clube; Rogerio Xavier, do Santos São Vicente, e Edson Camargo, do Vila da Mata.
Os títulos femininos também prometem ser muito disputados. Cristina Rosel, do Damha, tem o menor handicap em campo, mas terá pela frente fortes adversárias como Cecilia Petri, do Terras de São José; Toshiko Hiramatsu, do PL; Elke Jarosch, do Lago Azul e Tissako Senday, do Arujá; além do batalhão de seis jogadoras de São José, onde se destacam Paulina Essaki, Mieko Fukuyama e Gislaine Cerveny.
Interclubes – O São José, líder do Interclubes, mais uma vez terá o maior plantel em campo, com 12 jogadores, sendo seis homens, com destaque para Ricardo Iguchi, o mais assíduo sócio da ABGS, e seis mulheres, seguido pelo Terras de São José, com dez jogadores; Arujá, com 9, Clube de Campo, com oito, e PL, com sete. Para o interclubes podem pontuar dois jogadores por categoria de handicap (três masculinas e duas femininas, além da pré-sênior).
Cláudio Kiryla, presidente da ABGS, que defende o Graciosa, do Paraná, também vai jogar e anunciar mais algumas novidades importantes da entidade. Parceiros comerciais como Celso Teixeira, da Golf Travel também estarão em campo, ao lado de jogadores como Alfredo de Larrea, que foi vice-presidente da ABGS, e Ronald Gunn, diretor técnico da entidade, que vai compor a Comissão do Torneio.
Superseniores – O Torneio ABGS do Clube de Campo premiará ainda os melhores sêniores, masculino e feminino, e pré-sênior scratch, além das categorias com handicap. Recebem ainda troféu os melhores de três grupos de superseniores. Ao todo serão 17 jogadores entre 65 e 70 anos; dez entre 71 e 75 anos e nove com 76 anos ou mais, uma das melhores provas dos benefícios do golfe sênior para a saúde e longevidade.