Dos 225 jogadores de 10 países que participam da maior competição da modalidade no continente, 75 têm mais de 70 anos, 29 já completaram 75 anos, e nove têm 80 anos ou mais
João Vontobel (ao lado), de 86 anos, o mais velho participante do Sul-Americano: golfe todas as semanas garantindo longevidade com qualidade de vida
Que os esportes em geral trazem benefícios para a saúde, não é mais novidade para ninguém. Mas dentre todas as modalidades, só o golfe, comprovadamente, reduz em 40% a taxa de mortalidade, comparados com outras pessoas do mesmo sexo, idade e estrato socioeconômico, o que corresponde a um aumento de cinco anos na expectativa de vida, segundo estudo do Karolinska Institutet, universidade de medicina da Suécia (veja referência bibliográfica abaixo).
No Brasil e na América do Sul, embora a constatação dos benefícios do golfe seja empírica, uma boa forma de comprovar o que o mais novo esporte olímpico pode fazer pela saúde são os jogadores inscritos para disputar o 37º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior, de terça a sexta-feira da próxima semana (26 a 30 de outubro), nos campos do Clube Curitibano, em Quatro Barras, e do Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, ambos na Região Metropolitana de Curitiba. A categoria “sênior” no golfe é para jogadores com 55 anos ou mais, mas entre os 225 jogadores de 10 países que participarão da maior competição da modalidade no continente, 75 têm mais de 70 anos e 29 deles já completaram 75 anos e nove têm 80 anos ou mais!
Benefícios – Claudio Kiryla (foto ao lado), de 72 anos, presidente da Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS) que organiza o Sul-Americano, não tem dúvidas sobre os benefícios do golfe à saúde. “Os ganhos físicos são inegáveis, pois o golfe exige que você caminhe uns sete quilômetros por partida, em meio à natureza, respirando ar puro, muitas vezes subindo e descendo elevações acentuadas e sempre precisando retomar a concentração para a próxima tacada”, diz Kiryla, que apesar de suas atribuições como dirigente, encontra tempo para jogar golfe até quatro vezes por semana, seja com os amigos, seja em competições.
Mas são os ganhos mentais que Kiryla destaca como os mais importantes para o golfista regular. “Muitos dos jogadores de nossa entidade apostaram-se como altos executivos de suas empresas ou eram profissionais liberais de sucesso, que viviam um dia a dia competitivo, e parar com isso repentinamente pode ser um baque para muita gente” observa o presidente da ABGS. “Mas no golfe isso não é problema, pois todos eles encontraram no esporte uma forma de permanecer sadiamente competitivos depois de aposentados – ou semi-aposentado, já que muitos ainda comandam seus negócios ou conselhos de empresas”, conta o dirigente. “O golfe oferece desafios diários e lições de humildade até aos melhores jogadores do mundo e faz com que as pessoas se tornem cada vez melhores, independente da idade”.
Ativo aos 86 anos – O mais velho jogador em campo neste Sul-Americano Sênior é um bom exemplo do que cita Kiryla. Aos 86 anos, João Vontobel, presidente do Conselho da Vonpar, líder no mercado de refrigerantes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que tem em seu portfólio, a Coca-Cola, as cervejas Heineken, e os chocolates da Neugebauer, joga golfe todas as semanas, não só no Rio Grande do Sul, onde mora, mas em diversos campos do Brasil e do exterior, sendo um dos mais ativos jogadores da ABGS. Vontobel não é o único octogenário em campo: nesta semana estarão defendendo o Brasil outros três jogadores com 80 anos ou mais, além de dois argentinos, um uruguaio, um equatoriano e um colombiano.
O Brasil, país sede, terá o maior número de jogadores em campo (73), no Sul-Americano Sênior, seguido por Chile (30), Uruguai (28), Peru (26), Colômbia (20), Equador (18), Argentina (15), Paraguai (6), Bolívia (6) e Venezuela (3). Haverá disputas de medalhas individuais e por países, além de competições paralelas por faixas etárias: 55 a 59 anos; 60 a 64; 65 a 69; 70 a 74; e 75 anos ou mais. Haverá ainda premiações separadas para quatro categorias, a principal, denominada “scratch”, para a qual vale o total bruto de tacadas de cada jogador, e três categorias por faixas de “handicap”, sistema de ajuste dos resultados que permite que jogadores de diferentes níveis técnicos compitam entre si em igualdade de condições.
Social – Como em todas as atividades do golfe sênior no Brasil e no mundo, além da parte esportiva, os eventos dão grande ênfase à programação social. O Sul-Americano Sênior será aberto oficialmente na segunda-feira (19/11), com uma cerimônia, seguida de jantar, na sede do Graciosa Country Club, em Curitiba, e será encerrado na sexta (23/11), com a cerimônia de entrega de prêmios e jantar de despedida. Na terça-feira (20/11) haverá uma competição extraoficial para as senhoras visitantes e golfistas locais e, na quarta-feira (22/11), o dia será livre para que todos possam passear e conhecer Curitiba e região.
O 37º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior é organizado pela Associação Brasileira de Golfe Sênior (ABGS), com apoio do Alphaville Graciosa Clube, do Clube Curitibano e do Graciosa Country Club, com supervisão da Federação Sul-Americana da Golfe Sênior. A organização é da Eagle Sports, Compare, HKL e Golf Travel.
Patrocinadores – O torneio tem patrocínios da Heineken, Azul, Brisa Viagens, Carrér Agrícola, Casteval, Copelmi Mineração, Enagic, Ecco Salva Emergências Médicas, G. Pareto Empr. Imobiliários, Golf Travel, Grupo Ottaiano, HKL, Marriott Vacation Club, Mili, Morhena, MS Logística, Nilko, Nutrimental, Nomaa Hotel, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Panvel Farmácias, Grupo Poliservice, Solid Gold Turismo, Terrana, Vitória Hotéis, Villa Roberti, Vonpar, Wish Hotéis e Resorts e Zahil.
* Referência biliográfica
B. Farahmand, G. Broman, U. de Faire, D. Vågerö, A. Ahlbom. Golf: a game of life and death – reduced mortality in Swedish golf players. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, Published article online: 28-May-2008 DOI: 10.1111/j.1600-0838.2008.00814.x
Informações sobre o 37º Campeonato Sul-Americano de Golfe Sênior
Programação
26/11 – Segunda-feira
09h00 às 17h00 – Treinos livres
Locais: Clube Curitibano e Alphaville Graciosa Clube
19 horas: Cerimônia de Abertura e Jantar de boas-vindas
Local: Graciosa Country Club, Curitiba
27/11 – Terça-feira
09h00 às 17h00 – 1º dia de jogos
Local: Clube Curitibano e Alphaville Graciosa Clube
09h00 às 13h00 – Copa Sulamericana de Damas (extraoficial – para acompanhantes)
28/11 – Quarta-feira
Dia livre
29/11 – Quinta-feira
09h00 às 17h00 – 2º dia de jogos
Local: Clube Curitibano e Alphaville Graciosa Clube
30/11 – Sexta-feira
09h00 às 17h00 – 3º dia de jogos
Local: Clube Curitibano e Alphaville Graciosa Clube
19 horas; Jantar de encerramento e entrega de prêmios
Local: Clube Curitibano (Sede Social)
Endereços dos eventos
Graciosa Country Club
Endereço: Av. Munhoz da Rocha, 1146
Cabral, Curitiba
Telefone:(41) 3015-5005
Clube Curitibano (sede Golfe)
Endereço: Av. 25 de Janeiro, 2461
Jd. Menino Deus – Quatro Barras, PR
Telefone: (41) 3672-1474 e (41) 3672-1391
Clube Curitibano (sede Social)
Endereço: Av. Getúlio Vargas, 2857
Água Verde – Curitiba – PR
Telefone: (41) 3014-1919
Alphaville Graciosa Clube
Endereço: Av. Tomaz Edison de Andrade Vieira, 825,
Alphaville, Pinhais – PR
Telefone:(41) 3551-1389